Navio oceanográfico Alpha Crucis

Uma cerimônia no dia 30 de maio de 2012 no porto de Santos marcou a inauguração do navio oceanográfico Alpha Crucis, adquirido pela FAPESP para o Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP). A embarcação substituirá o Professor W. Besnard, navio de pesquisas utilizado de 1967 a 2008.
A aquisição do Alpha Crucis faz parte de um projeto de incremento da capacidade de pesquisa em oceanografia no estado de São Pauo submetido à FAPESP pelo IO-USP no âmbito do Programa Equipamentos Multiusuários (EMU). O navio, cuja manutenção e gestão serão de responsabilidade do IO-USP, poderá ser utilizado por cientistas de outras instituições, dentro das diretrizes do programa EMU.
A expectativa é que o navio proporcione um grande salto qualitativo na pesquisa oceanográfica do país e incrementar programas de pesquisa da FAPESP como o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) e o programa BIOTA-FAPESP.
Com 64 metros de comprimento por 11 metros de largura, o navio tem capacidade para levar 20 pesquisadores – além de cerca de 20 tripulantes – e pode deslocar 972 toneladas. O custo total da embarcação, incluindo a reforma, foi de US$ 11 milhões.
O Alpha Crucis possui equipamentos como um sonar multifeixe, que permite produzir um mapa tridimensional do fundo do oceano, à medida que a navegação avança, guinchos e guindastes apropriados para diversas tarefas e mais de 100 metros quadrados de laboratórios.
Veja também
- Mais informações sobre os navios no site do Instituto Oceanográfico
- A saga do Alpha Crucis, Revista Pesqusia FAPESP, maio de 2012
- Imagens da inauguração do navio Alpha Crucis no CM-FAPESP