Loading...
Voltar para Home

FAPESP celebra 50 anos em cerimônia na Sala São Paulo

Institucionalização da FAPESP
2012

Um evento realizado no dia 30 de maio de 2012 na Sala São Paulo marcou a celebração dos 50 anos da FAPESP. Participaram da cerimônia reitores e pró-reitores das universidades paulistas e de outros estados, além de membros da comunidade científica e acadêmica, empresários, políticos, conselheiros e diretores da FAPESP.

Em seu discurso, o então presidente da FAPESP, Celso Lafer, avaliou que a instituição se tornou um marco no campo do apoio à pesquisa no Estado de São Paulo e no Brasil. “No correr dos 50 anos da existência da FAPESP, pode-se dizer que ela se tornou este marco graças a uma ação coletiva”, disse.

Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo em 1962, quando foi instituída a FAPESP, o jurista Hélio Bicudo ressaltou que a instituição da Fundação decorreu de uma imposição legal da Constituição Estadual de 1947, que estabeleceu em seu artigo 123 que o amparo à pesquisa seria propiciado pelo Estado. A Constituição paulista previu o modo de efetivar tal iniciativa por intermédio de uma fundação, que foi instituída em 23 de maio de 1962 por meio de um decreto sancionado por Carlos Alberto de Carvalho Pinto (1910-1987), governador paulista de 1959 a 1963.

“Tive a honra de colaborar, juntamente com o professor Paulo Vanzolini, da inauguração dos estatutos da FAPESP”, contou. “Mas também é preciso destacar que o então reitor da USP, o professor Antonio Barros de Ulhôa Cintra, teve participação ativa neste processo de instituição da FAPESP, porque naquela época o reitor da USP tinha status de secretário de Estado e despachava diretamente com o governador. Essa posição permitiu a realização de muitas ideias que vinham da comunidade acadêmica em relação a questões importantes sobre o fomento à pesquisa no Estado de São Paulo.”

Leia também

Vídeos

Vídeo institucional sobre os 50 anos da FAPESP (8:12 min)
Vídeo comemorativo dos 50 anos da FAPESP (4:25 min)