Pesquisadores debatem Alzheimer, big data e transplantes de órgãos nas FAPESP Weeks na França e em Londres

Em fevereiro de 2019, a FAPESP promoveu a FAPESP Week London, em colaboração com a UK Research and Innovation (UKRI – Conselhos de Pesquisa do Reino Unido), no âmbito do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação, reunindo cientistas de instituições britânicas e brasileiras. Os debates trataram de temas como transplantes de órgãos, doenças neurodegenerativas, estocagem de gás carbônico, entre outros.

Em novembro de 2019, a FAPESP promoveu a FAPESP Week France em Lyon e em Paris. As apresentações e debates reuniram cientistas das universidades das duas cidades e de institutos de pesquisa no Estado de São Paulo para estimular novas colaborações.
A programação em Lyon incluiu apresentações sobre a importância da França para as Ciências Humanas e a Filosofia no Brasil, movimentos populacionais na Grande São Paulo, políticas urbanas, uma estratégia para barrar transmissão da malária no Brasil, diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, prevenção de doença de Chagas, agroecologia para pequenos camponeses, impacto ambiental da produção sucroalcooleira em São Paulo e das queimadas na Amazônia, novas estratégias de combate a insetos, avanços em aprendizado de máquina, sistemas ópticos e informação quântica e críticas aos usos da inteligência artificial.
Na Universidade de Paris, as apresentações e debates trataram de traumas psicológicos de refugiados, migrações globais, novas práticas pedagógicas, transporte de partículas na atmosfera da Amazônia, políticas públicas para a Amazônia, paleogeologia, novas formas de combate a pragas agrícolas, novas possibilidades de tratamento contra câncer, big data e avanço da Aids entre jovens.
Veja também
- Veja a página da FAPESP Week na France
- Depoimentos produzidos durante o evento, Agência FAPESP
Depoimento em vídeo