Loading...
Voltar para Home

FAPESP Weeks na Bélgica e em Nova York

Cooperação internacional
2018
Logo FAPESP Week Belgium

Em outubro de 2018, a FAPESP promoveu a FAPESP Week Belgium, em conjunto com o Fundo Nacional para Pesquisa Científica (F.R.S.-FNRS), o Departamento de Economia, Ciência e Inovação (EWI), a Fundação de Pesquisa – Flanders (FWO) e a Wallonie-Brussels International (WBI). O encontro realizado nas cidades de Bruxelas, Liège e Leuven reuniu pesquisadores brasileiros e belgas com o objetivo de estreitar colaborações científicas.

“A importância que damos a essa parceria pode ser exemplificada pelo fato de, dos seis escritórios de representação que a WBI mantém em outros países para apoiar colaborações científicas, um estar no Brasil”, disse Jessica Miclotte, coordenadora do Departamento de Pesquisa e Inovação da WBI, na abertura da FAPESP Week Belgium. Os outros escritórios da WBI estão na Suécia, Estados Unidos, Alemanha, Suíça e Canadá.

As apresentações dos pesquisadores abordaram a importância da colaboração internacional e trabalhos sobre etanol, origem de tumores, novos possíveis tratamentos de câncer, doenças crônicas, aproveitamento de biomassa e de frutos pouco conhecidos, tecnologia de produção de peças de metal por impressão em 3D, expansão das igrejas evangélicas, metropolização e políticas urbanas no Brasil, participação social e cívica da juventude em Bruxelas e redução do ruído do tráfego urbano na Bélgica, entre outros temas.

FAPESP Week em Nova York

FAPESP Week em Nova York

Em novembro de 2018, a FAPESP promoveu a FAPESP Week New York, em colaboração com a City University of New York (CUNY) e o Wilson Center.

“É um evento importante por abrir avenidas de cooperações científicas e representar uma primeira demonstração do sucesso da colaboração entre a CUNY e a FAPESP”, disse Chase F. Robinson, presidente da CUNY, na abertura do encontro. 

As apresentações dos pesquisadores trataram de projetos de empresas nascentes de tecnologia nos Estados Unidos, despoluição de rios, diferenças na exposição à poluição na cidade de São Paulo, jetlag social, fisiologia da respiração, doenças debilitantes, ação de bactérias no organismo humano, desenvolvimento de fármacos, desigualdade econômica no mundo, violência urbana e desigualdades sociais nas cidades médias do Brasil, fake news e mídias sociais em campanhas políticas, governança ambiental, interação de luz e som, materiais bidimensionais, raios gama, oportunidades de pesquisa com o Sirius, a nova fonte brasileira de luz síncrotron e formação do Universo.