Marco Antonio Zago é nomeado presidente da FAPESP

Nascido em Birigui, interior paulista, em 1946, o médico hematologista Marco Antonio Zago graduou-se e fez o mestrado e o doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). No pós-doutorado na Universidade de Oxford, em 1976 e 1977, prosseguiu na renovação dos métodos de investigação das doenças do sangue.
Como professor da FMRP-USP, fez estudos pioneiros em genética de populações e esteve à frente dos projetos Genoma Xylella e Genoma Clínico do Câncer. De 2000 a 2014, coordenou o Centro de Terapia Celular, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.
Ele foi presidente e diretor científico do Hemocentro de Ribeirão Preto, diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pró-reitor (de 2010 a 2014) e reitor (de 2014 a 2018) da USP. Em 2018, foi Secretário de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Em 28 de setembro, foi nomeado pelo Governo do Estado para exercer a Presidência da FAPESP. A cerimônia de posse foi realizada na sede da Fundação em 5 de outubro seguinte. Em setembro de 2021, foi reconduzido ao cargo de Presidente da FAPESP.
Zago é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da qual foi diretor, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da World Academy of Sciences (TWAS). Recebeu a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, bem como a Medalha Paulista do Mérito Científico. Em 2015, recebeu o Prêmio Octávio Frias de Oliveira do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, como Personalidade de Destaque em Oncologia. Em novembro de 2022, recebeu o título de professor emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.