FAPESP lança primeiro banco público de dados genômicos da América Latina
Em novembro de 2015, a FAPESP apresentou o primeiro banco público de dados genômicos da América Latina. Com acesso gratuito, o banco de dados contém informações sobre genes, transcritos e variantes genômicas de interesse científico e médico. O banco de dados representa a primeira etapa da criação de um acervo de informações sobre a diversidade genética da população brasileira, de modo a favorecer o tratamento personalizado.
Trata-se de uma iniciativa criada no âmbito da Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed), que reúne integrantes de cinco CEPIDs apoiados pela FAPESP: o Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais (CCES), o Centro de Pesquisa em Terapia Celular (CTC), o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) e o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), liderados pelo Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (BRAINN).
Em novembro de 2017, a FAPESP lançou o portal Latin American Database of Genetic Variation (LatinGen) com o propósito de reunir as informações dos bancos públicos de dados genômicos da América Latina.
Leia também
- Site da LATINGEN – Databases of Genetic Variation
- Site do BIPMed