Loading...
Voltar para Home

FAPESP lança primeiro banco público de dados genômicos da América Latina

Difusão e destaques da ciência
2015

Em novembro de 2015, a FAPESP apresentou o primeiro banco público de dados genômicos da América Latina. Com acesso gratuito, o banco de dados contém informações sobre genes, transcritos e variantes genômicas de interesse científico e médico. O banco de dados representa a primeira etapa da criação de um acervo de informações sobre a diversidade genética da população brasileira, de modo a favorecer o tratamento personalizado.

Trata-se de uma iniciativa criada no âmbito da Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed), que reúne integrantes de cinco CEPIDs apoiados pela FAPESP: o Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais (CCES), o Centro de Pesquisa em Terapia Celular (CTC), o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) e o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), liderados pelo Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (BRAINN).

Em novembro de 2017, a FAPESP lançou o portal Latin American Database of Genetic Variation (LatinGen) com o propósito de reunir as informações dos bancos públicos de dados genômicos da América Latina.

Leia também

Novo portal reunirá bancos de dados genômicos da América Latina, novembro de 2017
Cinco CEPIDs financiados pela FAPESP lançam a BIPMed, novembro de 2015