Loading...
Voltar para Home

FAPESP amplia acordos com fundações de apoio à pesquisa de outros estados brasileiros

Estratégias de fomento e programasInstitucionalização da FAPESP
2019

Em agosto de 2019, na abertura do Fórum do Conselho das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), em São Paulo, a FAPESP anunciou acordos de cooperação bilateral com as fundações de apoio à pesquisa dos estados de Santa Catarina (Fapesc) e da Paraíba (Fapesq). O propósito é o de criar oportunidades de colaboração entre pesquisadores de São Paulo e dos outros dois estados.

Com o mesmo objetivo, foram anunciadas quatro chamadas de propostas de projetos de pesquisa, em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de Alagoas (Fapeal), do Amapá (Fapeap), da Paraíba (Fapesq) e do Distrito Federal (FAPDF). As chamadas com as FAPs do Amapá, Alagoas e Distrito Federal decorrem de um memorando de entendimento com o Conselho das FAPs firmado em 2017.

Presidentes e representantes de FAPs de 23 estados do país que participaram da reunião do Confap reconheceram a importância não só da cooperação entre os Estados, mas também com instituições de pesquisa de outros países, como forma de fortalecer a produção científica nacional.

Agências de apoio à pesquisa fazem encontro internacional em São Paulo

Em abril e maio de 2019, pesquisadores e representantes de agências de apoio à pesquisa no Brasil e de outros países se encontraram em São Paulo no 1º Fórum Estratégico Latino-Americano para Infraestrutura na Pesquisa (LASF4RI) e na 8ª Reunião Anual do Global Research Council (GRC), realizada pela primeira vez no Brasil.

Constituído em 2012, o GRC reúne mais de 60 agências de financiamento à pesquisa do mundo, com o objetivo de promover e compartilhar dados e melhores práticas para a colaboração de alta qualidade entre seus participantes.

Durante a reunião, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, foi eleito chair do Governing Board do GRC.