Loading...
Voltar para Home

FAPESP Weeks reúnem pesquisadores em Tóquio, Londres e Carolina do Norte

Cooperação internacional
2013

Representantes da FAPESP, pesquisadores brasileiros e japoneses se reuniram durante dois dias em março de 2013 na Universidade Rikkyo, em Tóquio, durante o Simpósio Japão-Brasil sobre Colaboração Científica. O encontro foi organizado pela Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS) e pela FAPESP, com apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio.

Às vésperas do simpósio, uma delegação da FAPESP, liderada pelo então presidente Celso Lafer, fez uma série de reuniões com instituições de pesquisa e ensino superior japonesas, para estabelecer negociações com vistas a futuros acordos de cooperação.

Os participantes dos encontros debateram as possibilidades de cooperação entre os dois países, principalmente em ciências marinhas, etanol, problemas de saúde pública como a obesidade e doença de Chagas e tecnologias sociais, por meio dos programas da FAPESP.

A programação incluiu a abertura da exposição Brazilian Nature no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil em Tóquio.

FAPESP Week London
FAPESP Week London

Em setembro de 2013, pesquisadores de São Paulo e diretores da FAPESP estiveram à frente da FAPESP Week London, simpósio organizado pela FAPESP na Royal Society com apoio do British Council e da Embaixada Brasileira em Londres.

Na sessão de abertura, David Willetts, ministro para Universidades e Ciência do Reino Unido, destacou a importância dos acordos de cooperação bilaterais de agências de financiamento para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Paul Boyle, membro da Science Europe, associação que reúne 53 instituições de pesquisa na Europa, considerou o Brasil um parceiro-chave do Reino Unido na área da ciência.

Como parte da programação, a FAPESP anunciou novos acordos de cooperação científica, com a Universidade de Cambrigde, com o Imperial College London, a Universidade de Manchester e com a BG Brasil na área de gás natural. Houve também o anúncio de uma nova seleção pública de propostas para intercâmbio de pesquisadores e bolsistas de pós-doutorado para a King’s College London e uma chamada de propostas de pesquisas para a University of Edinburgh.

Pesquisadores de São Paulo e do Reino Unido apresentaram uma síntese de seus trabalhos conjuntos em clima, biodiversidade, botânica, genética, biocombustíveis, memórias tridimensionais de computadores e jornalismo científico, além de uma avaliação da cooperação em pesquisa entre universidades e empresas.

FAPESP Week volta aos Estados Unidos
fapesp-week-north-caroline-2013

Em novembro de 2013, a FAPESP promoveu o FAPESP Week North Carolina, simpósio de três dias iniciado no campus da University of North Carolina (UNC) na cidade de Charlotte, no estado da Carolina do Norte, Estados Unidos.

O objetivo do encontro – organizado pela FAPESP, pela University of North Carolina at Chapel Hill, pela University of North Carolina at Charlotte, pela North Carolina State University e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars – era ampliar o intercâmbio entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Carolina do Norte.

“Esta é uma conferência histórica, que deveria ter acontecido há muito tempo”, disse Richard D. Mahoney, diretor da School of Public and International Affairs da North Carolina State University (NC State), em Raleigh, Estados Unidos, no segundo dia do simpósio. “Enquanto preparávamos esta conferência, verificamos que a FAPESP está presente na NC State há 17 anos, por meio do financiamento de bolsas e de projetos de pesquisa envolvendo cientistas do Estado de São Paulo e da Carolina do Norte.”

Um dos trabalhos em colaboração entre as equipes do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP) e da UNC permitiu o aperfeiçoamento do tratamento de pessoas com a chamada fissura labiopalativa (lábio leporino).

No segundo dia do encontro, a FAPESP e a North Carolina State University (NC State) anunciaram os quatro projetos de pesquisa colaborativa selecionados na chamada de propostas lançada em agosto de 2013 para o intercâmbio de pesquisadores, doutorandos e pós-doutorandos.

As apresentações e debates abordaram temas como a evolução histórica das relações políticas entre o Brasil e os Estados Unidos e o impacto da fragmentação florestal sobre as populações de aves.

Veja mais