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Programa de pesquisas para a melhoria do ensino público envolve instituições de pesquisa e professores do ensino fundamental e médio

Estratégias de fomento e programas
1996

Criado em 1995 e implantado a partir de 1996, o Pesquisa Aplicada à Melhoria do Ensino Público no Estado de São Paulo possuía recursos iniciais de R$ 5 milhões da FAPESP para financiar pesquisas com duração de até quatro anos. Os trabalhos foram conduzidos em parceria entre pesquisadores de instituições de pesquisa do Estado de São Paulo e professores do ensino fundamental e médio em escolas públicas paulistas.

“A pretensão da FAPESP não é apenas viabilizar o diagnóstico de problemas que afetam o ensino público, mas também a implementação de medidas para a superação desses problemas”, comentou o diretor científico da Fundação, José Fernando Perez, na edição de outubro de 1995 do Notícias FAPESP, ao apresentar o novo programa.

Por meio desse programa, professores desenvolveram nova metodologia de ensino para deficientes auditivos; estudantes reconstituíram a história do bairro em que viviam e escolas e prefeituras adotaram programas de computador que auxiliavam crianças com dificuldades de aprendizagem.

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