Custódia
Entende-se por custódia o controle dos documentos que, independentemente de sua origem, do local em que estão armazenados e do organismo responsável por produzi-los, constituem fontes importantes para a história da instituição.
Trata-se da realização de uma modalidade especial de curadoria,
- que se exerce de maneira compartilhada com diferentes setores da FAPESP;
- que se responsabiliza pela preservação de documentos cuja guarda permanente tenha sido recomendada pelos órgãos competentes;
- que referencia documentos de outras instituições;
- que mobiliza recursos da chamada história oral para complementar o acervo;
- e que estimula a aquisição de documentos de pessoas e instituições de interesse para a história da FAPESP.
Tratamento técnico
Os diferentes itens do acervo do CM-FAPESP são objetos de identificação formal, de acordo com projeto descritivo que contempla documentos em suportes e gêneros variados. A perspectiva é que sua base de dados garanta a representatividade do acervo e facilite o acesso ao seu conteúdo.
Ações de conservação preventiva, de restauro, de armazenamento compacto, de reprografia e de guarda confiável para documentos digitais também serão, oportunamente, promovidas pelo CM-FAPESP após ação curatorial.
Difusão
Com vistas ao atendimento do público interno e externo, o CM-FAPESP atua preferencialmente por meio deste site, que serve de interface para a base de dados, o principal instrumento de acesso ao acervo. Continuamente alimentado, o site funciona também para a difusão de exposições virtuais, divulgação do potencial informativo de determinados documentos, anúncio de eventos e publicação de manuais técnicos, instruções normativas, glossários e outros subsídios para iniciativas congêneres.
O CM-FAPESP tem como visão:
- contribuir para o desenvolvimento de uma política memorial nos diferentes setores da FAPESP;
- fornecer subsídios para a produção de estudos de ciência e tecnologia por outras gerências;
- servir de referência e modelo para a criação de organismos similares nas universidades paulistas;
- estimular a produção de balanços retrospectivos e trabalhos historiográficos sobre o desenvolvimento científico e tecnológico de São Paulo.
A FAPESP homenageia a professora Ana Maria de Almeida Camargo [1945-2023] pelo apoio na estruturação e construção de sua política de memória.