Criação e Estruturação da FAPESP
A FAPESP foi criada pela Lei no 5.918, de 18 de outubro de 1960 e entrou em operação em 23 de maio de 1962, com Decreto no 40.132. O amparo do Estado à pesquisa em São Paulo já estava previsto na Constituição Estadual de 1947, tendo sido ratificado na Constituição Estadual de 1989.
Saiba maisEstratégias de Fomento à Pesquisa
A FAPESP tem como missão formar recursos humanos para C&T, financiar iniciativas de pesquisas movidas pela curiosidade do pesquisador ou orientadas por missões específicas, e contribuir para a modernização da infraestrutura de pesquisa em São Paulo. Esse apoio se dá por meio da concessão de bolsas e auxílios a projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, submetidos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou particulares, e de empresas sediadas no Estado de São Paulo.
Saiba maisGestão
A FAPESP é gerida por um Conselho Superior e um Conselho Técnico-Administrativo. Cabe ao Conselho Superior formular a orientação geral da Fundação e deliberar sobre a sua política financeira, administrativa e patrimonial. O Conselho Técnico-Administrativo (CTA), composto pelo diretor-presidente, diretor científico e pelo diretor administrativo, constitui a diretoria executiva.
Saiba maisSistemática de Análise
As propostas de pesquisa encaminhadas para a análise da FAPESP são avaliadas pelos critérios de mérito científico ou tecnológico e por sua adequação às normas da Fundação. Essa avaliação é feita por pares – assessores voluntários escolhidos entre pesquisadores de reconhecida competência, em atividade no Estado de São Paulo, no Brasil e no Exterior –, de acordo com a natureza e a área do conhecimento em que se insere cada proposta.
Saiba maisDifusão do Conhecimento
Além do Centro de Memória, a Fundação conta com outros canais de divulgação do conhecimento científico com atribuições distintas: