Loading...

Entrevista com Esper Abrão Cavalheiro (atribuído)

Entrevista, Centro de Memória da FAPESP, São Paulo (SP), 30/01/2025

Id: 46081

Audiovisual
Personagem

Esper Abrão Cavalheiro

Responsabilidade

Claudia Izique (entrevistadora), Carlos Américo Pacheco (entrevistador), Esper Abrão Cavalheiro (entrevistado), Agência FAPESP (edição)

Idioma

português

Resumo

O neurocientista Esper Abrão Cavalheiro, professor emérito do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Unifesp, compartilha sua trajetória acadêmica e sua experiência na gestão de C&T. Atuou como secretário de Políticas e Programas do Ministério da Ciência e Tecnologia, presidente do CNPq e assessor no CGEE. Cavalheiro também enfrentou o desafio de fundar o Ilum, uma escola de ensino superior interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, localizada no CNPEM, em Campinas. Além disso, fala das suas atividades mais recentes, como presidente da comissão responsável pelo Plano Nacional de Pós-Graduação e assessor do Programa de Ética e Integridade em Pesquisa da FAPESP. Entrevista concedida ao CM-FAPESP, realizada em 30/01/2025, com a participação de Carlos Américo Pacheco.

Contexto

Iniciativa história oral

Assuntos

Memória da ciência, Ciência para o desenvolvimento, Pesquisadores e cientistas, História oral, Carreira científica

Descritores

Escola Paulista de Medicina - EPM-UNIFESP, Centre National de La Recherche Scientifique - CNRS (França), Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM (Governo Federal), Centro de Gestão em Estudos Estratégicos - CGEE (Governo Federal), Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Governo Federal), Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT (atual Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI) (Governo Federal), Ilum - Escola de Ciência - CNPEM

Pessoas envolvidas

Esper Abrão Cavalheiro (professor emérito da Escola Paulista de Medicina - EPM-UNIFESP, presidente da comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação e assessor do Programa de Ética e Integridade em Pesquisa da FAPESP)