Antonio Delfim Netto
Morre Antonio Delfim Netto
Obituário, Agência FAPESP, São Paulo (SP), 13/08/2024
Id: 42724
TextualFrancisco Emolo (fotografia)
português
Antonio Delfim Netto, economista e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), faleceu em 12 de agosto de 2024, aos 96 anos. Formado pela USP em 1951, ele teve uma carreira acadêmica destacada, sendo professor emérito e contribuindo significativamente para o curso de Economia da instituição. Na política, ocupou o cargo de ministro da Fazenda em dois governos e foi deputado federal por cinco mandatos, sendo uma figura influente na Assembleia Nacional Constituinte de 1987 a 1988. Delfim Netto é lembrado por seu papel crucial no "milagre econômico" brasileiro entre 1968 e 1974, quando a economia do país apresentou crescimento excepcional. Sua trajetória acadêmica e política o consolidou como um dos mais influentes economistas brasileiros, e seu acervo de obras, doado à FEA-USP, permanece como um importante recurso para futuros estudiosos.
Reconhecimento de trajetória profissional
Economia, Macroeconomia, Produto interno bruto (PIB)
Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEA-USP, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC-FGV, Ministério da Agricultura (atual Ministério da Agricultura e Pecuária) (Governo Federal), Ato Institucional n. 5/1968 (AI-5), Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas - FCEA (atual Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEA-USP), Departamento de Economia - FEA-USP, Ministério da Fazenda (Governo Federal), Ordem dos Economistas de São Paulo, Secretaria de Planejamento da Presidência da República (Governo Federal)
Antonio Delfim Netto (economista e político)
MORRE Antonio Delfim Netto. Agência FAPESP [online], 13 ago. 2024. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/morre-antonio-delfim-netto/52472.