Loading...

ONSA, the São Paulo Virtual Genomics Institute

Artigo, 01/09/1998

Id: 42624

Textual
Personagem

José Fernando Perez, Andrew Simpson

Responsabilidade

José Fernando Perez (autoria), Andrew John George Simpson (autoria), Revista Nature (edição)

Idioma

inglês

Resumo

Discute a criação da ONSA, o Instituto Virtual de Genômica de São Paulo, como uma iniciativa estratégica para impulsionar a pesquisa em genética molecular e genômica no estado. Apesar da notável autonomia e orçamento da FAPESP, a área de genética molecular apresentava um crescimento abaixo da média. A solução adotada foi a formação de uma rede de laboratórios espalhados pelo estado, trabalhando em projetos definidos e com coordenação central, em vez de construir uma nova infraestrutura física. O projeto piloto, o sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, foi escolhido por sua relevância econômica para a cultura da laranja em São Paulo. Para acesso ao clipping original, entre em contato com o CM-FAPESP pelo e-mail centrodememoria@fapesp.br.

Assuntos

Xylella fastidiosa (bactéria), Citricultura, Clorose variegada dos citros - CVC ou Amarelinho (doença de planta), Genomas, Genética molecular, Bioinformática, Sequenciamento genético

Descritores

Universidade de São Paulo - USP, Hospital A.C.Camargo Cancer Center (São Paulo - SP), Cooperativa dos Produtores de Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo - Copersucar, Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer - ILPC

Programa da FAPESP

Genoma, Genoma Xylella fastidiosa, Rede Onsa (Organization for Nucleotide Sequencing and Analysis)

Pessoas envolvidas

José Fernando Perez (diretor científico da FAPESP 1993-2005), Andrew John George Simpson (bioquímico, coordenador do projeto Genoma Xyllela fastidiosa)

Referência

SIMPSON, Andrew John George; PEREZ, José Fernando. ONSA, the São Paulo Virtual Genomics Institute. Nature Biotechnology, v. 16, pp. 795-796, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1038/nbt0998-795.