José Fernando Perez (autoria), Andrew John George Simpson (autoria), Nature (edição)
ONSA, the São Paulo Virtual Genomics Institute
Artigo, 01/09/1998
Id: 42624
Textualinglês
Discute a criação da ONSA, o Instituto Virtual de Genômica de São Paulo, como uma iniciativa estratégica para impulsionar a pesquisa em genética molecular e genômica no estado. Apesar da notável autonomia e orçamento da FAPESP, a área de genética molecular apresentava um crescimento abaixo da média. A solução adotada foi a formação de uma rede de laboratórios espalhados pelo estado, trabalhando em projetos definidos e com coordenação central, em vez de construir uma nova infraestrutura física. O projeto piloto, o sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, foi escolhido por sua relevância econômica para a cultura da laranja em São Paulo. Para acesso ao clipping original, entre em contato com o CM-FAPESP pelo e-mail centrodememoria@fapesp.br. Uma versão traduzida do artigo foi publicada pelo Boletim Notícias FAPESP (n. 35, set.1998) e pode ser consultada, buscando pelo ID 47230.
Xylella fastidiosa (bactéria), Citricultura, Clorose variegada dos citros - CVC ou Amarelinho (doença de planta), Genomas, Genética molecular, Bioinformática, Sequenciamento genético
Universidade de São Paulo - USP, A.C.Camargo Cancer Center (São Paulo - SP), Cooperativa dos Produtores de Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo - Copersucar, Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer - ILPC, Rede ONSA (Organização para Sequenciamento e Análise de Nucleotídeos) - Instituto Virtual de Genoma de São Paulo, Nature Biotechnology (periódico científico)
Genoma, Genoma Xylella fastidiosa, Rede Onsa (Organization for Nucleotide Sequencing and Analysis)
José Fernando Perez (diretor científico da FAPESP 1993-2005), Andrew John George Simpson (bioquímico, coordenador do projeto Genoma Xyllela fastidiosa)
SIMPSON, Andrew John George; PEREZ, José Fernando. ONSA, the São Paulo Virtual Genomics Institute. Nature Biotechnology, v. 16, pp. 795-796, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1038/nbt0998-795.