Maria da Conceição Tavares
Maria da Conceição Tavares é homenageada pelo Instituto de Economia da Unicamp
Obituário, Agência FAPESP, São Paulo (SP), 18/06/2024
Id: 42545
TextualClaudia Izique (autoria)
português
Maria da Conceição Tavares, uma referência do pensamento desenvolvimentista brasileiro, faleceu no dia 8 de junho de 2024, aos 94 anos, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Professora do Instituto de Economia da Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conceição Tavares teve um impacto significativo na formação de economistas no Brasil, destacando-se por sua capacidade crítica e por promover debates intensos sobre o capitalismo e suas contradições. Sua trajetória acadêmica incluiu passagens pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e contribuições para o desenvolvimento de políticas econômicas no Brasil. Reconhecida por sua formação humanística e por seu compromisso com a justiça social, Conceição Tavares deixou uma marca indelével na academia e na sociedade. Sua paixão pela economia e seu desejo de promover um Brasil mais justo foram evidentes em suas aulas e publicações.
Reconhecimento de trajetória profissional
Economia, Capitalismo, Relações econômicas
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Partido dos Trabalhadores - PT, Comisión Económica para América Latina y el Caribe - CEPAL, Instituto de Economia - IE-UNICAMP, Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, Roda viva (programa de entrevista da TV Cultura), Plano Cruzado (medidas econômicas adotadas pelo governo brasileiro em 1986), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico - BNDE (atual Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES)
Maria da Conceição de Almeida Tavares (economista)
IZIQUE, Claudia. Maria da Conceição Tavares é homenageada pelo Instituto de Economia da Unicamp. Agência FAPESP [online], 18 jun. 2024. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/maria-da-conceicao-tavares-e-homenageada-pelo-instituto-de-economia-da-unicamp/51982.