Loading...

As várias fases do feminino

Entrevista, Revista Pesquisa FAPESP - n. 331, São Paulo (SP), 09/2023

Id: 40973

Textual
Personagem

Guita Grin Debert

Responsabilidade

Léo Ramos Chaves (fotografia), Ana Paula Orlandi (entrevistadora), Guita Grin Debert (entrevistada)

Idioma

português

Resumo

Guita Grin Debert, antropóloga e pesquisadora das questões de gênero e envelhecimento, tem se dedicado ao estudo da velhice e do cuidado, temas que a fascinam desde a década de 1980. Com uma trajetória acadêmica que inclui graduação, mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP), Debert foi uma das pioneiras no Brasil a investigar a temática da velhice, tendo publicado obras significativas, como "A reinvenção da velhice". Sua pesquisa se concentra nas novas formas de entender o envelhecimento e as relações de gênero, explorando como a velhice dependente é muitas vezes um tabu em sociedades que valorizam a juventude. Atualmente, Debert investiga as dinâmicas do cuidado entre idosos, particularmente em contextos de dependência, e participa de projetos internacionais que analisam o impacto da pandemia de Covid-19 nesse cenário. Ela enfatiza a necessidade de um olhar mais abrangente sobre a velhice, que inclua as experiências de mulheres idosas e o papel que desempenham como cuidadoras. Além de seu trabalho acadêmico, Debert ressalta a importância de ampliar as discussões feministas para incluir as questões da velhice, apontando que a sociedade ainda carece de uma compreensão mais profunda sobre as realidades enfrentadas por pessoas idosas.

Contexto

Reconhecimento de trajetória profissional

Assuntos

Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985), Violência, Feminismo, Envelhecimento, Estudos de gênero, Idosos

Descritores

Associação Brasileira de Antropologia - ABA, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS, Instituto Superior de Estudos Brasileiros - ISEB (Governo Federal), Centro de Estudos e Documentação para a Ação Comunitária - CEDAC

Pessoas envolvidas

Ruth Correia Leite Cardoso (antropóloga), Gilberto Velho (antropólogo), Jacqueline Pitanguy (socióloga), Donna Goldstein (antropóloga), Ernesto Laclau (teórico político), Helena Sampaio (antropóloga, professora da Faculdade de Educação - FE-UNICAMP), Simone Coelho (antropóloga), Guita Grin Debert (professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH-UNICAMP)

Referência

DEBERT, Guita Grin. As várias fases do feminino. [Entrevista concedida a] Ana Paula Orlandi. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 331, p. 22-27, set. 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/guita-grin-debert-as-varias-fases-do-feminino/.