Alberto Courrege Gomide
Morre um dos pioneiros na internet no Brasil
Obituário, Agência FAPESP, São Paulo (SP), 22/10/2018
Id: 39972
Textualportuguês
O professor Alberto Courrege Gomide, pioneiro da internet no Brasil, faleceu em 17 de outubro de 2018, aos 74 anos. Formado em Engenharia Elétrica e mestre em Matemática Aplicada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Gomide foi uma figura central na implementação da internet no país, tendo configurado o software que recebeu o primeiro sinal da internet na FAPESP em 1991. Ele atuou como gerente adjunto de informática na FAPESP, onde colaborou na administração de redes acadêmicas e foi responsável pelo registro inicial do domínio.br. Antes de sua atuação na FAPESP, Gomide trabalhou em diversos centros de computação e empresas, contribuindo significativamente para a conectividade e o desenvolvimento da tecnologia da informação no Brasil. A partir de 2005, dedicou-se ao ensino, lecionando em instituições como o Instituto Federal de São Paulo e o Instituto Sumaré de Educação Superior. Sua experiência e conhecimento foram fundamentais para moldar o cenário da internet no Brasil nas suas fases iniciais.
Reconhecimento de trajetória profissional
Internet, Redes de computadores, Protocolo de internet, Conectividade
Centro de Computação Eletrônica - CCE-USP, Escola Politécnica - Poli-USP, Instituto Sumaré de Educação Superior - ISES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
Rede ANSP - An Academic Network at São Paulo (atual Research and Education Network at São Paulo - Rednesp)
Alberto Courrege Gomide (engenheiro eletricista), Alberto Courrege Gomide (gerente adjunto do Centro de Processamento de Dados - CPD-FAPESP 1988-1997)
MORRE um dos pioneiros na internet no Brasil. Agência FAPESP [online], 22 out. 2018. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/morre-um-dos-pioneiros-na-internet-no-brasil/29003.