Loading...
Voltar para Home

Programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) reúne estudantes e pesquisadores reconhecidos

Cooperação internacionalEstratégias de fomento e programas
2009

Os encontros de pesquisadores e estudantes do Brasil e de outros países se intensificaram em 2010 por meio da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA).

Lançada em 2009, o objetivo da ESPCA é criar a oportunidade para que cientistas de São Paulo organizem eventos que tragam ao estado jovens estudantes ou pós-doutores de outros países e regiões, possibilitando a interação com estudantes e pesquisadores locais e debatendo temas avançados da ciência. A expectativa da FAPESP é que este tipo de evento contribua para a atração de talentos e para a visibilidade internacional da pesquisa no Estado de São Paulo.

Os professores que lecionam as disciplinas nas ESPCA são pesquisadores de alta visibilidade mundial, evidenciada por meio de elementos como o recebimento de prêmios científicos de alto nível, publicações de impacto reconhecido pela comunidade da área e liderança em organizações de destaque internacional. 

Os estudantes participantes das ESPCA devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação no Brasil ou exterior, sendo potenciais candidatos aos cursos de Mestrado, Doutorado ou a estágios como Pós-doutores em instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Também poderão ser aceitos alguns jovens doutores.

Os estudantes selecionados para participar dos cursos terão oportunidade de apresentar, em sessões de pôsteres, os resultados de suas pesquisas, discutindo os progressos de seus resultados com os cientistas participantes.