Professores universitários apresentam documento em defesa da ciência na Assembleia Constituinte de 1947
“A Ciência assume função cada vez mais preponderante nos destinos da humanidade. Na guerra, é a ciência que multiplica e aperfeiçoa os métodos de ataque e defesa e decide a vitória. Na paz, é a ciência que orienta a economia e a indústria e faz a grandeza e o bem-estar das nações.”
Assim começa o documento “Ciência e Pesquisa – Contribuição de Homens do Laboratório e da Cátedra à Magna Assembleia Constituinte de São Paulo”, apresentado à Assembleia Constituinte de 1947, que foi um dos pilares da criação da FAPESP.
O documento apresenta, na sequência, os argumentos para a criação de uma fundação paulista de apoio à pesquisa científica e resume o funcionamento e o impacto científico e econômico de instituições similares em diversos países como Estados Unidos, Rússia, França e Inglaterra.
Além de Adriano Marchini e João Luiz Meiller, que subscrevem o documento, apoiaram a sua confecção Paulo Guimarães da Fonseca, Henrique Jorge Guedes, Renato Lochi, André Dreyfus, Francisco João Maffei, Jayme Cavalcanti, Francisco Lima Souto Dias, Marcelo Damy de Souza Santos, Breno Arruda, Zeferino Vaz e o reitor da USP Linneu Prestes.