Loading...
Voltar para Home

FAPESP Week na América do Norte, Europa e Ásia

Cooperação internacional
2024
Fapesp Week Illinois 2024

Em março de 2024, a FAPESP promoveu a FAPESP Week Illinois na Universidade de Illinois, em Chicago, nos Estados Unidos, para promover novas oportunidades de cooperação científica e tecnológica entre pesquisadores do Estado de São Paulo e do centro-oeste norte-americano em áreas como saúde e medicina, cidades sustentáveis, agricultura inteligente, clima e bioenergia.

Durante a abertura da FAPESP Week Illinois foi lançado o programa Brasillinois, um novo modelo de colaboração em pesquisa entre o Brasil e o Sistema de Universidades de Illinois por meio da construção de conexões em áreas como clima e sustentabilidade, medicina e saúde pública e inclusão social.

As apresentações dos pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos trataram de controle de trânsito urbano, práticas de intervenção comportamental em saúde, democracia na América Latina, previsão do clima, controle biológico de pragas, poluição na baía de Santos e outros tópicos.

FAPESP Week China

FAPESP-Week-china

Em junho de 2024, a FAPESP, em colaboração com o China-Lac Technology Transfer Center (CLTTC), promoveu a FAPESP WEEK China. Este evento, que faz parte da Conferência de Desenvolvimento da Cooperação e Intercâmbio de Tecnologia China-América Latina, buscou fortalecer a parceria em pesquisa e tecnologia entre Brasil e China, incentivando novas colaborações.

A FAPESP WEEK China aconteceu nos dias 28 e 29 de junho, nas cidades de Shenzhen e Dongguan. A programação contou com a participação de pesquisadores e empresas de ambos os países e teve o objetivo principal de estimular colaborações em pesquisas multidisciplinares para enfrentar desafios globais. Os tópicos em destaque no simpósio incluíram Agricultura, Saúde e Biomedicina, ESG e Carbono Verde, Aeroespacial, Novos Materiais e Manufatura Inteligente, Governança Global, Estudos de País e Políticas Públicas.

O evento também marca importantes celebrações: os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, o 10º aniversário da primeira FAPESP Week na China e o primeiro ano de existência do CLTTC. Essas datas reforçam a importância da colaboração e do intercâmbio de conhecimento entre as nações.

FAPESP Week Italy e Spain

A FAPESP, em parceria com a histórica Alma Mater Studiorum – Università di Bologna (UNIBO), organizou a 22ª edição da FAPESP Week, a primeira a ser realizada na Itália. O evento ocorreu nos dias 14 e 15 de outubro na cidade de Bolonha, na sede da universidade, que é a mais antiga do mundo ocidental, fundada em 1088.

Objetivos e Temas em Destaque

O principal objetivo do simpósio foi fortalecer a colaboração entre pesquisadores do estado de São Paulo e da Itália, promovendo novas parcerias de pesquisa. A programação procurou catalisar projetos multidisciplinares para abordar desafios relevantes em diversas áreas. Os temas em discussão incluíram relações Itália-Brasil: a dimensão cultural ligada à migração, inovação e colaboração com a indústria, culturas, patrimônio imaterial e redes interdisciplinares, agronegócio e desenvolvimento sustentável, saúde e meio ambiente, tecnologia e inovação e desafios futuros para a pesquisa e a colaboração.

Já a A FAPESP Week Spain aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro de 2024, nas cidades de Moncloa-Aravaca e Madrid, na Espanha.

Week Spain

A 23ª edição do evento foi realizada em parceria com a Universidad Complutense de Madrid e teve como foco principal a promoção da colaboração em pesquisa e inovação. A programação contou com uma série de palestras e discussões que abordaram temas de grande relevância e que refletem o interesse mútuo entre Brasil e Espanha.

Entre os tópicos discutidos estavam:

  • Relações Espanha-Brasil: Um olhar sobre a cooperação bilateral em diversas áreas.
  • História do Brasil: Aprofundamento em aspectos históricos que moldam a sociedade brasileira.
  • Humanidades Médicas e Biotecnologia: Abordagens multidisciplinares para os desafios da saúde e da medicina.
  • Saúde do Solo na Agricultura Digital: O uso da tecnologia para garantir a sustentabilidade na produção agrícola.
  • Economia Circular, Mudanças Climáticas e Biodiversidade: Debates sobre soluções ambientais e o futuro do planeta.
  • Inovação e Colaboração com a Indústria: A importância da parceria entre a academia e o setor produtivo.

Leia também