FAPESP Weeks em Buenos Aires e Barcelona

Em abril de 2015 a FAPESP, em parceria com o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), promoveu a FAPESP Week Buenos Aires, com o propósito de ampliar a colaboração entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Argentina.
Antes da abertura, o presidente da FAPESP, Celso Lafer, e o diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, reuniram-se com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCyT) da Argentina, José Lino Salvador Barañao.
“Queremos desenvolver mais oportunidades de colaboração em pesquisa com a Argentina, que é um parceiro muito importante para o Estado de São Paulo”, disse Brito Cruz na palestra de abertura da FAPESP Week Buenos Aires.
Buscava-se um aumento nas parcerias não apenas entre pesquisadores, mas também entre instituições. “Desde outubro de 2010, a FAPESP mantém um acordo de cooperação com o Conicet, com o objetivo de expandir a colaboração científica entre a Argentina e o Estado de São Paulo mediante o financiamento de projetos conjuntos de pesquisa e de outras atividades científicas”, disse Lafer.
Em agosto de 2015 o ministro de Ciência e Tecnologia da Argentina, José Barañao, reuniu-se com dirigentes da FAPESP em São Paulo para avaliar os projetos de pesquisa colaborativa dos dois países, feitos por meio do convênio entre a FAPESP, a Universidade de São Paulo (USP) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCyT) e do acordo firmado entre a FAPESP e o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET).
FAPESP Week Barcelona

Em maio de 2015, a FAPESP promoveu a FAPESP Week Barcelona, em parceria com os Centres de Recerca de Catalunya (Cerca), no Sant Pau Art Nouveau Site, em Barcelona, reunindo pesquisadores da Catalunha e do Estado de São Paulo.
A experiência de incentivo à transferência de tecnologia ao longo da construção da nova fonte brasileira de luz síncrotron, em Campinas (SP), foi um dos casos de interação bem-sucedida entre instituições de pesquisa e empresas compartilhados durante a programação de dois dias.
Outras apresentações trataram da pesquisa em São Paulo, na Catalunha e em outras regiões da Europa, com resultados de trabalhos em diversas áreas, como nanotecnologia, novos materiais, fotônica, genômica, saúde e urbanismo.
Leia também
- Vídeos das apresentações da FAPESP Week Buenos Aires
- “A ciência não deve ter fronteiras”, entrevista com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Agência FAPESP, 27 de abril de 2015
- Documentos sobre a Week Buenos Aires no CM-FAPESP
- FAPESP Week reúne pesquisadores de São Paulo e da Catalunha, Agência FAPESP, maio de 2015