Loading...
Voltar para Home

Beijing, Munique e Califórnia: três edições de FAPESP Week de 2014

Cooperação internacional
2014
Logotipo FAPESP Week Beijing

Em abril de 2014, a FAPESP promoveu o Simpósio Brasil-China para Colaboração Científica – FAPESP Week Beijing, com apresentações de pesquisadores e autoridades de São Paulo e da China, na Peking University.

“É uma grande honra para a Peking University poder sediar a FAPESP Week Beijing, o primeiro simpósio internacional da FAPESP na China”, disse Enge Wang, presidente da Peking University, na abertura do simpósio.

Pesquisadores brasileiros apresentaram seus trabalhos em eletrostática, climatologia, microeletrônica e outras áreas. Os chineses apresentaram seus trabalhos em áreas como poluição ambiental, nanotecnologia e fisiologia vegetal.

Uma das estratégias adotadas na China para promover a produção científica é a repatriação de cientistas. É o caso da médica chinesa naturalizada norte-americana Rui-Ping Xiao, que trabalhou mais de 20 anos nos Estados Unidos. Em 2005 ela foi convidada para voltar à China e fundar o Instituto de Medicina Molecular da Peking University.

Como parte da programação, a exposição Brazilian Nature – Mistery and Destiny ocupou um amplo salão da Biblioteca da Peking University, considerada a maior da Ásia. Composta por 37 painéis, a exposição resgata o trabalho de pesquisa realizado entre 1817 e 1820 pelo naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius, que percorreu o país e fez um dos maiores levantamentos sobre a flora brasileira.

FAPESP Week em Munique
Logotipo FAPESP Week Munich

Em outubro de 2014, a FAPESP e o Centro Universitário da Baviera para a América Latina (Baylat) promoveram a FAPESP Week Munich, em Munique, Alemanha.

Reunidos no Deutsches Museum, pesquisadores e representantes de agências de fomento, de universidades e de centros de pesquisa na Alemanha e no Brasil fizeram apresentações sobre a globalização da ciência, internacionalização da pesquisa paulista, desafios da cooperação internacional, oncologia, nanotecnologia aplicada à medicina, telecomunicações, desafios, soluções e oportunidades em energias renováveis e sustentáveis e economia e ambiente.

Durante a FAPESP Week Munich, a FAPESP formalizou dois novos acordos de cooperação científica e tecnológica, com o Ministério da Educação e Pesquisa da República Federativa da Alemanha (BMBF) e com a Universidade de Münster, uma das mais importantes instituições de ensino superior do país.

FAPESP Week Califórnia
Logotipo FAPESP Week California

Em novembro de 2014, a FAPESP promoveu a FAPESP Week Califórnia, reunindo pesquisadores paulistas e norte-americanos nas cidades de Berkeley e Davis, no estado da Califórnia, Estados Unidos.

Nos dois primeiros dias, as apresentações sobre democracia e desigualdade social, energia, inovações em infraestrutura, novos materiais, ensino superior no Brasil e outros temas foram realizadas em um dos auditórios da Universidade da Califórnia em Berkeley (UCB).

A segunda parte da FAPESP Week California, também de dois dias, ocupou um dos auditórios da Universidade da Califórnia em Davis (UCD). Representantes da universidade e da FAPESP apresentaram relatos de trabalhos sobre genômica, reciclagem de lixo, desafios e oportunidades em colaborações científicas, biologia marinha, saúde e agricultura e outros temas.

Leia também