Programa Nova Geração reforça apoio a pesquisadores em início de carreira
Em dezembro de 2021, a FAPESP lançou o Programa Nova Geração, com duas modalidades de fomento à pesquisa para pesquisadores em início de carreira.
A primeira é o Projeto Inicial π (Pi), dirigido a pesquisadores contratados há menos de oito anos em universidades ou institutos de pesquisa do Estado de São Paulo. Neste caso, o pesquisador deverá apresentar também um planejamento de ensino ligado ao projeto de pesquisa, que poderá incluir bolsas de mestrado e doutorado, além de equipamentos e outros recursos materiais. O auxílio tem duração de cinco anos e o objetivo é favorecer o estabelecimento de carreiras de pesquisa e ensino de sucesso. A primeira chamada de propostas foi lançada no dia da apresentação do programa.
A segunda é o Projeto Geração, que busca selecionar pesquisas baseadas em ideias audaciosas, apresentadas por pesquisadores graduados há menos de 11 anos e com título de doutor obtido há menos de seis anos e sem vínculo empregatício no momento da contratação. Também é oferecida uma bolsa Geração para o pesquisador responsável, que deve ter dedicação exclusiva ao desenvolvimento do projeto.
Veja também
- FAPESP lança duas novas modalidades de fomento voltadas a pesquisadores em início de carreira, Agência FAPESP, dezembro de 2021
- Página da Chamada do Projeto Inicial π (Pi)