Estudo mostra que apoio da FAPESP aumenta faturamento e inovação em pequenas empresas
Uma pesquisa apresentada em agosto de 2018 com 180 empresas indicou que o apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP estimulou os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento de empresas, contribuiu para que os projetos financiados se traduzissem em inovação e em produtos patenteáveis e elevou os patamares médios de faturamento e de emprego.
O trabalho foi realizado pela Coordenação de Avaliação de Programas da FAPESP, com apoio da Coordenação do Programa PIPE, da Biblioteca Virtual da FAPESP e do Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Neste mesmo ano, a FAPESP anunciou que o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) havia batido o quarto recorde consecutivo em número de projetos e em valores contratados. Em 2017, foram contratadas 237 novas propostas submetidas por startups, pequenas e médias empresas, em um valor total de R$ 79,8 milhões.
Leia também
- Apoio do PIPE FAPESP eleva gastos de P&D e faturamento das empresas, constata estudo, Pesquisa para Inovação, agosto 2018
- Relatórios e Resumos Executivos de Avaliações