Celso Lafer assume cargo de presidente da FAPESP

Paulistano, Celso Lafer (1941-) formou-se em 1964 em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e fez o mestrado e o doutorado em Ciência Política na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Foi professor da USP de 1971 a 2011, quando se aposentou.
Lafer foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e ministro das Relações Exteriores, em 1992 e de 2001 a 2002, e embaixador do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e à Organização das Nações Unidas (ONU) de 1995 a 1998.
Ele foi o responsável pela organização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio92, em sua primeira gestão à frente do Itamaraty. Na segunda gestão, acompanhou o então presidente Fernando Henrique Cardoso à Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10, realizada na África do Sul. Desde 2002 ele é membro da Corte Permanente de Arbitragem Internacional de Haia.
A experiência internacional foi fundamental para a intensificação dos acordos de colaboração científica entre a FAPESP e universidades e instituições de outros países, durante sua gestão como presidente da instituição.
Conselheiro ou membro de várias associações, fundações, institutos, universidades e empresas no Brasil e em outros países, sócio-fundador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e Instituto de Estudos Políticos e Sociais (Iesp), Lafer recebeu quase 50 prêmios e honrarias, entre eles a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal em 2001 e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Em dezembro de 2014, recebeu o título de professor emérito da Universidade de São Paulo. É também autor de livros sobre filosofia, direitos humanos e direito internacional.