Aproveitamento de resíduos a partir de enzimas do intestino de capivaras

Ciência SP Agência FAPESP

Ano:2022

Converter resíduos agroindustriais em moléculas de interesse para a sociedade, como biocombustíveis e bioquímicos, é um dos caminhos para diminuir a dependência do petróleo e seus derivados. Com apoio da FAPESP, pesquisadores do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), vinculado ao CNPEM, vêm estudando e aprendendo com a natureza estratégias para facilitar o acesso aos açúcares contidos nesses materiais. Por meio de um projeto interdisciplinar, descobriram duas novas famílias de enzimas com potencial biotecnológico produzidas por microrganismos presentes no intestino de capivaras. Ambas as famílias de enzimas atuam em componentes da parede celular vegetal e podem ser usadas em processos de fabricação de biocombustíveis, bioquímicos e biomateriais. Uma delas, em particular, também tem potencial para a indústria de derivados de leite, por promover a degradação da lactose. Leia mais na Agência FAPESP. Para mais detalhes, acesse o artigo científico ou os dados dos processos 15/26982-0 e 16/19995-0.

Clique para visualizar